Voltar à Página Principal
 

 
Antigas instalações
 
Relógios Mecânicos
  Alguns modelos
  Alguns restauros
  
Relógios
Electroautomáticos
  Historial
 
Relógios
Computorizados
(Batida em sinos reais)
  O que são
  Modelos mais comuns
  Automatismos
(Altifalantes externos)
(não há sinos)
  Modelo DMC 370
  Algumas montagens
 
 
Mostradores
Exterioras
(Algarísmos Árabes)
  Normais
  Com Traços
(Algarísmos Romanos)
  Normais
  Especiais
  Com Traços
  Só Traços
Ponteiros 
(Alumínio lacado)
Simples e Rendilhados
O MAIOR RELÓGIO-CARRILHÃO MECÂNICO DO MUINDO CONSTRUIDO EM PORTUGAL POR MANUEL FRANCISCO COUSINHA EM 1947

Relógio-carrilhão de horas e quartos, sendo estes devidamente musicados e anunciados pela parte coral do hino «A Treze de Maio».
As horas são dados em acorde de três sinos, devidamente afinados, e seguida a estas, tem lugar a introdução do aludido hino.
Ao toque da meia hora, seque-se a melodia «Salvé Rainha».
Além do discriminado, o mesmo relógio toca as Avé-Marias musicadas: ao nascer do Sol, seguida a nove badalados em três séries, a melodia «A Virgem Pura»; ao meio dia, depois de iguais badaladas, o hino «Salvé Nobre Padroeira, Imaculado Conceição»; ao pôr do Sol, depois de outras nove badaladas a melodia «Com Minha Mãe Estarei».
No outro dia ao nascer do Sol, em vez de a «Virgem Pura», ouvimos a melodia «Senhora Nossa».
Ao pôr do Sol passa a ser a «Virgem Pura» em vez de «Com Minha Mãe Estarei» e assim sucessivamente, o fenomenal relógio, vai tocando estas três melodias ao nascer e ao pôr do Sol alternadamente.
O hino «Salvé Nobre Padroeira» é sempre ao meio-dia, em homenagem à Imaculada Conceição.
O mesmo relógio contém ainda um electroíman junto do disparador, que por meio dum contacto eléctrico feito no sacristia, põe em andamento um dos cilindros musicais, ouvindo-se o toque automático de todas as músicas nele gravadas, em dias festivos ou de visitas.
Funciona por meio de sete pesos cuja ascendência é feita automaticamente.As suas dimensões são de 3,70 x 1,50 x 1,00 metros, comprimento, largura e altura respectivamente e pesa cerca de três mil quilos.
As sete músicas apresentadas, são tocadas automática e mecanicamente em dezoito sinos rigorosamente afinados com o peso total de sete mil quilos aproximadamente.

O relógio discriminado que movimenta ponteiros em 4 mostradores exteriores, está instalado na torre da Igreja da Nossa Senhora da Conceição no Porto e constitui mais um retumbante êxito da indústria nacional, sob a direcção técnica de Manuel Francisco Cousinha.Actualmente encontra-se desactivado...

CARREGUE PARA VER O VÍDEO